Notícias

TURQUIA PRETENDE INTENSIFICAR O CONTROLE MUÇULMANO NO MONTE DO TEMPLO

TURQUIA PRETENDE INTENSIFICAR O CONTROLE MUÇULMANO NO MONTE DO TEMPLO

https://blogaultimatrombeta.wordpress.com/2017/06/ - 29/06/2017

Enquanto a Turquia tenta restaurar a glória otomana, a influência da Jordânia está diminuindo.

Um século após a queda do Império Otomano, fundações e organizações turcas estão fazendo um esforço concertado para aumentar a proeminência do país como um jogador muçulmano em Jerusalém, canalizando milhões de dólares para a seção leste da cidade e a área do Monte do Templo, Israel Hayom aprendeu.

Uma parte dos fundos é fornecida pelo governo turco, que financia a Agência Turca de Cooperação e Coordenação, também conhecida como TIKA. O presidente da TIKA é o Dr. Serdar Cam, um confidente do presidente Recep Tayyip Erdogan e anteriormente chefe da sua agência no parlamento turco. Erdogan apoia as atividades da TIKA e encoraja a organização através de seus discursos que criticam o controle israelense em Jerusalém, que ele vê como “um insulto”.

Desde 2004, a TIKA investiu milhões de dólares em 63 projetos diferentes em Jerusalém Oriental. A tendência geral de suas atividades é “proteção e fortalecimento do patrimônio e do caráter muçulmano de Jerusalém”. Os aliados da Turquia na cidade são o chefe do Ramo do Norte do Movimento Islâmico em Israel, o Sheikh Raed Salah e o antigo mufti (doutor da lei muçulmana) de Jerusalém, Sheikh Akram Sabri, ambos amargos inimigos do Estado de Israel.

Entre seus esforços, a TIKA investiu na restauração dos arquivos muçulmanos otomanos no Monte do Templo; Colocando um grande tanque de água para os adoradores no site; Restaurando a rua Shashelet no bairro muçulmano da cidade velha; Renovando o cemitério muçulmano ao pé da parede oriental do Monte do Templo; E em um número considerável de projetos religiosos e comunitários em todo o leste de Jerusalém.

Outra associação turca financiou parcialmente os ônibus que transportaram ativistas islâmicos masculinos e femininos – conhecidos como murabitun e murabitat ?? – ao Monte do Templo. As organizações fundamentalistas de Murabitun e Murabitat, que operam sob o pretexto de grupos de estudo muçulmanos, há anos se envolveram em assediar e intimidar visitantes judeus ao Monte do Templo e perturbar a paz. Outros grupos ativos são a Fundação Our Heritage, com sede em Istambul, que na última década investiu US $ 40 milhões principalmente na Cidade Velha, e a Fundação Lights, que doou US $ 140 mil para Taawun, uma organização palestina dedicada à preservação do patrimônio muçulmano.

Women of the Murabitat organization, funded by Turkey Photo credit AFP

(Mulheres da organização Murabitat, financiadas pela Turquia | Crédito da foto: AFP)

A presença turca na Cidade Velha é fácil de notar. As bandeiras nacionais turcas estão em exibição em todos os lugares, enquanto a comida e a cultura turcas estão se tornando cada vez mais populares. O símbolo crescente desbotado em cima da Cúpula da Rocha foi substituído há vários anos com um crescente dourado, pago em parte pelo governo turco.

Esta intensa atividade turca, entretanto, corroeu a influência e o avanço da Jordânia na Cidade Velha. No âmbito do seu acordo de paz com Israel, a Jordânia recebeu o status de antiguidade sobre os locais sagrados islâmicos de Jerusalém.

O relatório de investigação completo, programado para aparecer na edição de fim de semana de Israel Hayom, é o resultado de pesquisas independentes. Também se baseia em descobertas do pesquisador Pinchas Inbari do Centro de Assuntos Públicos de Jerusalém e em descobertas recentemente divulgadas pelo Dr. David Koren e Ben Avrahami, assessores do Município de Jerusalém nos assuntos de Jerusalém Oriental.

< Outras Notícias